21/02/2024

Olimpíada Copernicus de Astronomia e Astrofísica

Olimpíada Internacional

A Segunda edição da Olimpíada Copernicus de Astronomia e Astrofísica, concomitante à Olimpíada Copernicus de Ciências Naturais, ocorreu entre os dias 9 e 12 de janeiro em Houston, no Texas (Estados Unidos). Reunindo ao todo 351 participantes de 21 países, sendo 20 brasileiros, e entre eles o nosso aluno Addo Del Grossi Neto, competidor da categoria 3 (para alunos do segundo e terceiro ano do ensino brasileiro).

A primeira etapa da competição ocorre de forma virtual, apesar do acesso à etapa global ser possível através de resultados em olimpíadas como a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia). Nessa próxima e última etapa, além da prova propriamente dita, a olimpíada visa proporcionar uma experiência imersiva de contato com os competidores ao redor do mundo e atrações relacionadas ao conteúdo cobrado: visita ao Museu de Ciência Natural de Houston, à sede da NASA, à renomada universidade RICE e cerimônias de abertura e encerramento.

A categoria 3 de Física e Astronomia abrange conteúdos de todas as grandes áreas dessas matérias, na qual participaram 6 brasileiros de 34 no total. A prova contém 25 questões, 20 objetivas e 5 dissertativas, realizadas no tempo de 1h30.

🥈O aluno Addo conquistou o 2º Lugar na Olimpíada, trazendo a medalha de prata para o Brasil.