Você está em: Home > Agenda/Notícias > Horário de verão começa no 1º dia do Enem 2018: veja a hora local de fechamento dos portões

Horário de verão começa no 1º dia do Enem 2018: veja a hora local de fechamento dos portões

17/10/2018

Neste ano, o início do horário de verão coincide com o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): o domingo de 4 de novembro. A decisão foi divulgada na noite de segunda-feira (15) pelo governo federal, depois do anúncio de que o horário de verão seria adiado por duas semanas para evitar confusões com os candidatos do Enem 2018.

Isso quer dizer que, à meia-noite de sábado (3) para o domingo (4), os moradores de dez estados e do Distrito Federal deverão adiantar o relógio em uma hora. Assim, os moradores dos demais estados do Brasil ficarão uma hora a menos em relação ao fuso horário anterior.

No total, o país terá quatro fusos horários diferentes, mas o horário de fechamento dos portões para o início da prova do Enem acontecerá na mesma hora, seguindo o horário de Brasília: 13h. Quem se confundir com o horário local e chegar atrasado perderá o exame.

Veja abaixo os detalhes sobre o horário de verão deste ano e os horários locais de fechamento dos portões do Enem em cada estado:

Quais estados precisam adiantar o relógio no dia 4?

Segundo o decreto, dez estados, além do Distrito Federal, precisarão adiantar o relógio em uma hora.

Como o horário local em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul atualmente já está uma hora atrás de Brasília, essa diferença continua igual. Isso quer dizer que o fechamento dos portões nesses dois estados acontece às 12h do horário local.

Horário das provas (horário OFICIAL de Brasília)

Horários LOCAIS de fechamento dos portões

13h (fechamento dos portões no horário local)

12h (fechamento dos portões no horário local)

11h (fechamento dos portões no horário local)

10h (fechamento dos portões no horário local)

 

Confira também

14/11/2018

Nota será divulgada em 18 de janeiro de 2019.

10/09/2018

A primeira fase será realizada no dia 15 de novembro

13/08/2018

Taxa custa R$ 170. Prova da primeira fase será no dia 25 de novembro.

12/06/2018

As inscrições foram abertas na manhã desta terça-feira (12); neste semestre, o Sisu oferece 57 mil vagas que podem ser disputadas por quem fez o Enem 2017 e não tirou nota zero na redação.

 
Voltar